Bruno defende acessibilidade em parques para crianças com deficiência física

A maioria dos brinquedos instalados nos parques e áreas de lazer no Brasil foi desenvolvida para crianças que não apresentam deficiências físicas. Devido às suas limitações, elas são, em muitos casos, isoladas do ponto de vista social e perdem o direito de brincar, que é resguardado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. 


Atento à esta questão, o deputado estadual Bruno Peixoto (PMDB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que obriga o Estado a instalar brinquedos adaptados para crianças com deficiências nos parques e áreas de lazer de Goiás. Para Bruno, a garantia de espaços especialmente adaptados tende a cooperar para a socialização das crianças, que hoje passam o tempo em instituições especializadas. “O acesso a esse tipo de entretenimento é importante para a integração das crianças. Além de proteger o direito que elas têm de usufruir desses espaços, é através das brincadeiras que elas iniciam o seu processo de autoconhecimento e de vivência com a comunidade”, afirma.


Segundo Bruno Peixoto, a instalação de brinquedos adaptados nos parques e áreas de lazer permitirá que a criança com deficiência desfrute do prazer de brincar com liberdade, em perfeita harmonia com as outras crianças. “O ato de brincar possui um efeito biológico e psíquico estimulante, contribuindo positivamente para o crescimento”.

MAIS NOTÍCIAS
NEWSLETTER
(receba todas nossas notícias)