Proposta garante acolhimento psicológico durante tratamento de pacientes com câncer
O deputado Bruno Peixoto apresentou o projeto de lei (2019001539), que visa garantir aos pacientes diagnosticados com câncer, o acolhimento psicológico em todas as unidades de saúde públicas e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Receber o diagnóstico de uma doença como o câncer é uma grande impacto na vida de qualquer cidadão, além de ser atingir as pessoas próximas do paciente. As reações diferentes e a experiência também é experimentada de forma diferente. Muitos vivem dias de negação da doença e vivem momentos intensos de revolta ou depressão. Há aqueles que conseguem aceitar e processar a notícia desde o início. 

Existem profissionais especializados em psico-oncologia, que atuam auxiliando o paciente no enfrentamento do problema e ajudam a gerenciar emoções negativas acerca da situação. O psicólogo trabalha em parceria com o paciente para dar novos significados à experiência e melhorar sua qualidade de vida. Estes profissionais estão preparados para dar suporte aos pacientes e seus familiares.

Bruno acredita que acolhimento é importante nessa fase da vida. “ Sentir-se amparado é o primeiro passo para a superação. O apoio psicológico aos pacientes e familiares é fundamental para superação da doença.” enfatizou o líder do governo.
MAIS NOTÍCIAS
NEWSLETTER
(receba todas nossas notícias)