FUX FAZ PRONUNCIAMENTO SOBRE ´FAKE NEWS´

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, participou de um seminário sobre o impacto social, político e econômico das chamadas "fake news", nesta quarta-feira (20) em Brasília. Fux afirmou que as notícias falsas que circulam na internet precisam ser combatidas com veemência e que, para isso, é preciso "mais imprensa e mais jornalismo".


O ministro alertou sobre que os danos que as inverdades publicadas podem causar ao sistema político como um todo e que ainda provocam "dano irreparável à candidatura alheia", afirmando ainda que está municiado para enfrentar as ´fake news´. Para combater as notícias falsas, o tribunal utiliza ferramentas de inteligência dos órgãos públicos e parcerias com marqueteiros, partidos políticos, Ministério Público Federal e Polícia Federal.


"Queremos que a sociedade brasileira, através do voto, dê uma demonstração de ética, moralidade, de um voto acima de tudo consciente. Um voto consciente se baseia em uma lisura informacional", concluiu.


O deputado estadual Bruno Peixoto afirma que as mentiras, depreciações e ataques realizados na internet não podem ser considerados normais. “A sociedade precisa estar amplamente consciente da gravidade relacionada às publicações e compartilhamentos de notícias falsas. Nossa obrigação é fazer uma campanha limpa, justa e ética.”

MAIS NOTÍCIAS
NEWSLETTER
(receba todas nossas notícias)